Conheça os aparelhos dentais que você encontra na Biodontos

Fixo metálico

O aparelho mais comum e mais usado, o aparelho fixo metálico é composto por basicamente quatro itens: fio metálico, bráquetes, bandas e elásticos.

Boa parte dos pacientes opta por este aparelho pelo custo-benefício e também pela facilidade de personalização através de cores das borrachinhas usadas em cada bráquete.

Fixo estético

Os aparelhos fixos estéticos seguem com uma construção similar aos aparelhos metálicos, sendo diferenciados pelos materiais utilizados: policarbonato, cerâmica ou safira.

Os pacientes que optam por este modelo estão em busca de um aparelho um pouco mais discreto, haja vista que os bráquetes neste caso são incolores, tornando sua aparência mais natural e com menor resistência pelo paciente pela questão estética.

Autoligado

Este modelo de aparelho parece bastante o aparelho fixo metálico. O que o diferencia é que ele não necessita da borrachinha presa em cada bráquete. Neste caso, o fio metálico é fixado diretamente no bráquete. O tamanho do bráquete também é menor que o aparelho mais tradicional.

Outras vantagens deste modelo é que o tratamento costuma ser mais rápido com ele e também há a possibilidade de usar bráquetes de policarbonato, cerâmica e safira, o tornando ainda mais discreto.

Lingual

O aparelho lingual segue o mesmo formato e materiais do aparelho fixo metálico. A diferença entre os dois é o local onde o aparelho é instalado: na parede interna dos dentes.

Isso permite ao paciente um tratamento completo sem que o aparelho fique aparente. É o modelo mais discreto.

Alinhadores transparentes

Conhecidos também como aparelhos invisíveis, estes modelos de aparelhos contam com tecnologia moderna e são desenvolvidos sob encomenda para cada paciente.

Desenhados com auxílio de softwares, os aparelhos se moldam perfeitamente à arcada dentária do paciente, trazendo muito mais conforto e resultados.

Os principais benefícios dos alinhadores transparentes são:

  • Desenvolvidos com alta tecnologia sob medida para o paciente;
  • Menor manutenção no consultório;
  • Troca dos alinhadores pode ser feita em casa;
  • São removíveis, facilitando a higienização.

Apesar do valor mais elevado que os demais, o investimento é válido dados os benefícios e resultados.

Expansor palatino

Este tipo de aparelho tem funções bem específicas: desfazer a mordida cruzada ou expandir o palato (céu da boca). 

Mais comumente usado por crianças, pois as mesmas estão com a arcada dentária em formação, também pode ser utilizado por adultos sob possibilidade de intervenção cirúrgica.

Além de corrigir o espaçamento do céu da boca e desfazer mordidas cruzadas, o expansor palatino ajuda a combater problemas como bruxismo e ajuda a melhorar a mastigação.

Móvel

Os aparelhos móveis surgem como um segundo passo para os tratamentos de alinhamento dentário. Estes aparelhos, chamados também de aparelhos de contenção, são responsáveis por manter o alinhamento dos dentes após o uso de aparelhos fixos removíveis ou não.

O aparelho móvel é de suma importância para que todo o tratamento anterior não seja perdido.

Extra bucal

Apesar deste modelo de aparelho não ter a discrição tão solicitada pelos pacientes, os benefícios dele são enormes e podem evitar futuros problemas nos dentes.

Este aparelho, mais usado por crianças na faixa dos 5 aos 10 anos, tem duas funções principais: estimular ou reter o crescimento de ossos da face, pois é exatamente nessa faixa etária que a manipulação da formação de ossos da face e cabeça é mais fácil.

Pela sua estética menos favorável, é muito comum crianças se recusarem a usar, pois se sentem envergonhadas e desconfortáveis, mas ainda sim o uso é altamente recomendado se surgir a necessidade.

Aparelhos Ortodônticos - Qual o mais recomendado?

Aparelhos Ortodônticos

Qual o mais recomendado?

Cabe ao dentista a escolha de qual o aparelho mais recomendado, pois cada paciente apresenta as suas próprias características, e somente após uma consulta com análises mais profundas e até mesmo alguns exames é que o dentista fará sua indicação.

Em alguns casos, o paciente poderá escolher o que mais lhe agrada esteticamente, ou entre opções mais em conta, ou por qualquer outro motivo, mas em qualquer um dos casos, é imprescindível seguir todas as orientações do dentista.

Quanto mais cedo o indivíduo iniciar seu tratamento menos esforço será preciso por parte do paciente e melhores serão os resultados a curto e longo prazo.

Alinhe seu sorriso

Coloque seu aparelho ortodôntico na Biodontos

Alinhar o seu sorriso para você sorrir com mais alegria é especialidade da Biodontos. Agende já uma avaliação e inicie seu tratamento!

Chame a gente no WhatsApp

Segunda à Sexta das 8h30 às 19h
Sábados das 8h30 às 12h

Agende aqui uma

avaliação gratuita

(11) 9 9907-0286

Segunda à Sexta das 8h30 às 19h
Sábados das 8h30 às 12h